Quero ser um integrador
iPaaS: o que é e como funciona? Saiba tudo!

iPaaS: o que é e como funciona? Saiba tudo!

Escrito por: Equipe APIPASS
Categoria: iPaaS

O termo iPaas é incontornável nos dias de hoje e vai moldar o futuro das empresas. Na verdade, já está moldando.

 

É partindo dessa premissa que vamos falar sobre iPaaS, uma plataforma tecnológica que vem para otimizar os processos das empresas e mostrar o quanto é importante investir na eficiência operacional de qualquer negócio.

 

Neste artigo, explicaremos o que é iPaaS, como iPaaS funciona, como aplicar iPaaS ao seu negócio, o quanto esta tecnologia é benéfica e por que razão ela está moldando o futuro dos negócios. Acompanhe e saiba tudo sobre iPaas!

 

O que é iPaaS?

 

iPaaS é a sigla de Integration Platform as a Service ou Plataforma de Integração como Serviço, uma plataforma tecnológica que conecta os diferentes sistemas usados por uma empresa, permitindo a integração e o compartilhamento de dados entre eles, fornecendo assim uma solução unificada aos clientes.

 

A solução iPaaS foi criada para resolver o problema de softwares e aplicativos operando isoladamente entre si (usados por diferentes departamentos de uma empresa e que não contam com um fluxo de comunicação automático) e em modalidades dispersas (na nuvem e on premise).

 

Dessa forma, iPaaS permite que as empresas superem o problema da fragmentação da informação, com as decorrentes ineficiências e erros que essa fragmentação provoca, aumentando a segurança dos dados e otimizando a eficiência operacional do negócio.

 

Como iPaaS funciona?

 

Ao criar um ecossistema central para integração e gerenciamento, uma plataforma iPaaS possibilita o desenvolvimento de integrações via API de forma muito mais rápida, simples e escalável que as abordagens tradicionais, trazendo uma significativa redução de custo.​

 

iPaaS torna possível que uma empresa tenha todos os softwares, sistemas e aplicativos que usa integrados em um sistema centralizado. Imagine a construção de pontes entre as ilhas de um arquipélago, ligando cada uma delas.

 

Está vendo? Um iPaaS permite construir pontes entre todas as ilhas, através das quais os dados transitam. Isto é, um iPaaS oferece aos usuários as ferramentas e os elementos para que eles possam construir e gerenciar as conexões que permitem aos dados transitar entre os sistemas.

 

Essas pontes são construídas por meio de APIs, pontos de conexão em cada ilha, permitindo que um software se conecte a outros softwares. Estabelecer a conexão entre duas APIs para que elas possam comunicar é o fundamento central de uma integração. É o que chamamos integração via API.

 

A tecnologia iPaaS, utilizada para conectar sistemas implantados em diversos ambientes e controlar os fluxos de dados, padroniza a forma como os aplicativos são integrados a uma organização, facilitando a automatização de processos de negócio e o compartilhamento de dados entre softwares, tornando os processos mais ágeis e seguros.

 

Dessa forma, as empresas podem eliminar processos manuais de integração de software e coleta de dados, garantindo a sincronia de dados entre diversas fontes e colocando de lado a dependência de planilhas e a necessidade de constante desenvolvimento, monitoramento e controle.

 

Os desafios atuais da integração de software

 

A integração de software é cara, pois precisa de profissionais com alto conhecimento técnico; e na forma convencional pode demorar bastante tempo.

 

Outra dificuldade é saber o que acontece com as integrações em tempo real, se estão dando certo ou não, se teve algum erro: quando se descobre é sempre tarde demais.

 

A empresa pode ter falhas por não ter os dados em um só local ou não saber se as integrações estão funcionando. Se dados entre sistemas não "conversam" podem dificultar a tomada de decisão da gestão ou, pior, acarretar vieses de análise.

 

A empresa vai ter baixa produtividade, retrabalho constante e custos altos por não ter os sistemas integrados.

 

No caso de empresas que precisam integrar sua solução com sistemas dos clientes podem perder oportunidades por não estarem integradas ou perder o foco no core business caso tentem fazer as integrações na forma tradicional.

 

Muitas delas contratam os serviços de terceiros para integrar de forma convencional, outras têm um departamento interno de desenvolvimento.

 

As empresas que fazem desta forma, pelo geral, não têm um dashboard para acessar as informações em tempo real, não sabem quando dá erro e não conseguem ter escala, já que precisam desenvolver as integrações uma a uma.

 

Acabam gastando muito em segurança, volume de dados, infra e manutenção.

 

Assim, podemos definir em três pilares o grande desafio da integração de software nos dias de hoje: escalabilidade, complexidade e segurança.

 

Escalar é difícil no método convencional de desenvolvimento. É preciso um profissional experiente que entenda de APIs e Conexões, responsável por implementar regras de negócio, desenvolver fluxos de integração, tratar da segurança das informações e monitorar constantemente para identificar e, posteriormente, corrigir erros e falhas.

 

Dessa maneira, o potencial de escala de uma empresa fica limitado por não possuir uma solução que lhe forneça alta disponibilidade e desempenho, ainda mais em um cenário de crescente utilização de múltiplas ferramentas em variados departamentos.

 

Complexidade: a integração de sistemas implica muitos processos e ambientes complexos, assim como a execução de operações altamente sofisticadas, que requerem um elevado nível de conhecimento técnico e atenção a detalhes.

 

Segurança: nunca arrisque a segurança dos seus dados! Como garantir que foram implementadas todas as medidas de segurança necessárias para protegê-los?

 

Os sistemas iPaaS podem ser altamente seguros, rodando em ambientes protegidos nos quais se adota uma arquitetura robusta com serviços que garantem a segurança das informações.

 

Para além disso, uma solução iPaaS ​blindará a sua empresa contra falhas no envio de informações, perda ou duplicidade de dados e múltiplos erros que paralisam a operação, obrigando a horas extras de desenvolvimento para chegar à identificação e solução dos problemas.

 

Tudo isso demora muito tempo! Para não falar novamente nos gastos com manutenção, gasto com infraestrutura, gasto com alto com volume de dados​ e o gasto com desenvolvimento para manter ​tudo sempre atualizado​.

 

Estas são algumas das razões pelas quais as plataformas iPaaS vêm se estabelecendo como o principal método de integração de dados e a abordagem mais acertada para as empresas que procuram uma gestão data driven ou data informed.

 
ipaas

 

Os benefícios da plataforma iPaaS

 

Com iPaaS, cada aplicativo é capaz de operar de forma muito mais eficiente em conjunto com os outros softwares, como se fosse uma orquestra bem regida.

 

Essa combinação permite que os sistemas se comuniquem de maneira ágil, otimizem os processos com excelência e auxiliem a empresa como um todo (e o seu cliente) a obter uma maior qualidade nos produtos e serviços.

 

Entre os principais motivadores chave para escolher uma solução iPaaS temos a otimização do tempo e custo, a diminuição das falhas de integrações, a escalabilidade em suas integrações, a vantagem de deixar a equipe focada no core business da empresa, acabar com o retrabalho da equipe de negócio e automatizar os dados e processos.

 

Confira abaixo algumas vantagens da plataforma iPaaS:

 

  • Integrações personalizáveis: as soluções iPaaS oferecem integrações personalizáveis ​​e recursos próprios para os usuários, além de APIs predefinidas e a capacidade de gerenciar APIs nativas e de terceiros;

 

  • Automação de fluxo de trabalho: automatiza o processo de trafegar dados de um aplicativo para outro e também permite transformá-los automaticamente na estrutura ou formato desejado para que o aplicativo receptor saiba o que fazer com os dados;

 

  • Interface de usuário amigável: o iPaaS tem uma interface de arrastar e soltar, no qual os administradores podem usar ‘código baixo’ ou até ‘sem código’ na utilização da plataforma;

 

  • Acessibilidade de qualquer lugar: com uma interface web descomplicada, é fácil de acessar, sendo necessária somente a conexão com a internet;

 

  • Atualização constante, permitindo padronizar futuros processos de integração;

 

  • Integração de soluções e dados: capacidade de integrar informações que vêm de dentro e de fora da organização, seja de ambientes virtuais ou locais;

 

  • Agilidade na implementação: não há necessidade de instalação de software ou aquisição de servidores;

 

  • Real time: permite visualizar os passos das execuções em tempo real, assim, se houver algum erro, você será notificado imediatamente e consegue reprocessar a integração. Também permite tomadas de decisão mais rápidas e no tempo certo;

 

  • Rapidez e baixo custo se comparado aos métodos convencionais.

 

O iPaaS veio para revolucionar a integração de software

 

Segundo a Gartner Inc., empresa de consultoria e de pesquisa com sede nos Estados Unidos, iPaaS pode ser definido como “um conjunto de serviços em nuvem que permite o desenvolvimento, a execução e a governança de fluxos de integração que conectam qualquer combinação de processos, serviços, aplicativos e dados locais e baseados na nuvem, individuais ou em várias organizações”.

 

Como vimos, iPaaS serve para gerir e conectar os múltiplos sistemas e fontes de dados de uma empresa, sendo capaz de tornar os processos de integração mais rápidos, menos custosos e menos trabalhosos.

 

Em breve, o iPaaS deve se tornar a escolha predileta para quase todos os novos projetos de integração de software, fazendo com que as metodologias tradicionais se tornem obsoletas.

 

Quando se trata de manter os aplicativos conversando entre si, a solução vai ser uma plataforma de integração iPaaS.

 

No cenário em que vivemos hoje, no qual a transformação digital é uma necessidade real, iPaaS é fundamental para o sucesso presente e para a construção do futuro de qualquer negócio.

 

Afinal, é a base de sustentação necessária para que o seu negócio cresça de forma sustentada, escalável e saudável, independentemente do mercado de atuação.

 

O futuro é a continuidade do que você está fazendo com você e com o seu negócio agora. Como a sua empresa está criando conexões entre os diferentes sistemas? A comunicação está fluindo ou é difícil transitar entre os silos? Entenda se a sua organização está pronta para acompanhar a velocidade e a dinâmica do mundo atual e dos negócios.

 

Quer conversar sobre a integração de sistemas na sua empresa? Estamos aqui para ajudar. Na APIPASS acreditamos que um mundo mais integrado é um lugar melhor para viver. Por isso, criamos uma plataforma em que você pode integrar todos os sistemas e dados da sua empresa, de maneira simples, rápida e segura.

O que você deseja integrar hoje? Temos um plano para cada necessidade de integração de software da sua empresa e acompanhamos o crescimento do seu negócio ao longo do tempo. Integre tudo em poucos cliques!

Artigos Relacionados

thumbnail
Não importa se aplicações e softwares rodam em sistemas on-premise ou cloud. É preciso pensar em integrações eficientes!
thumbnail
Conheça os benefícios da integração via API e como ela se tornou cada vez mais essencial para empresas de todos os tipos e tamanhos.
thumbnail
Saiba o que é a tecnologia 5G, quais são as suas características e como ela trabalha no desenvolvimento de aplicativos em conjunto com as APIs.
thumbnail
Como as APIs podem ajudar neste momento? E qual a sua importância no mapeamento da doença e no desenvolvimento dos negócios? Descubra!
logo

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e integre-se às novidades.