Quero ser um integrador
O que é o 5G e como essa tecnologia trabalha em conjunto com as APIs?

O que é o 5G e como essa tecnologia trabalha em conjunto com as APIs?

Escrito por: Equipe Apipass
Categoria: APIs
Quanto mais rápido, melhor: podemos definir assim o nosso pensamento diante da tecnologia, certo? Isso nos faz lembrar de que a tecnologia não só é capaz de otimizar processos, como também é uma facilitadora para o nosso dia a dia. E quanto mais evoluída, mais entregas positivas ela nos oferece.

Vamos falar da tecnologia 5G. E se você quer saber mais sobre esse assunto e entender como o 5G pode contribuir para a sua vida, para sua empresa e para o mundo, continue a leitura!

Facilitadora e otimizadora de processos: conheça a tecnologia 5G


Você com certeza sabe o que é e já ouviu falar sobre a internet 4G, certo? Pois então, a tecnologia 5G (Quinta Geração de Internet Móvel ou Quinta Geração de Sistema sem Fio) é a rede de internet móvel posterior ao 4G. Ou seja: é uma tecnologia muito mais potente e melhor.

O 5G veio para ser a mais potente no cenário atual de redes de internet móveis. Promete melhorar muito a velocidade de navegação de dispositivos móveis e contribuir para o desenvolvimento da Internet das Coisas, fazendo, inclusive, com que os dispositivos futuros possam vir a estabelecer uma comunicação entre si.

Para você entender melhor, veja este exemplo: já imaginou uma geladeira inteligente que faz as compras dos itens que estão faltando dentro dela? Com essa evolução tecnológica e com a potência do 5G, isso pode se tornar realidade em breve. Uma realidade que irá acompanhar o nosso cotidiano, tornando o dia a dia mais prático, fácil e otimizado.

Por si só, a tecnologia 5G já é uma inovação potente e que promete grandes mudanças nesse universo. Entretanto, quanto mais ela se torna abrangente e popular, mais serviços novos e novas possibilidades começarão a surgir, trazendo inovação tecnológica e tornando todos os processos dos nossos celulares ainda melhores.

5g

O fato é que a inovação tecnológica da internet precisa acompanhar o ritmo de evolução da tecnologia, e o 5G faz parte destas mudanças positivas e inovadoras. Sabe como? Veja:

  • A tecnologia possui uma capacidade ainda mais elevada através de uma rede mais potente que possibilita conexão de mais pessoas ao mesmo tempo;
  • É possível ter estabilidade de conexões garantida, sem queda de sinal constante;
  • A velocidade da internet como você nunca viu, mais elevada, sendo possível fazer tudo com maior rapidez;
  • Um celular que durará mais, afinal, a energia consumida será menor, gerando benefícios como uma bateria durável e sustentabilidade ao meio ambiente.

O impacto do 5G no mundo


Inicialmente, a nova rede está operando em alguns poucos países, mas já tem se mostrado muito mais eficiente do que o 4G. Nos EUA, por exemplo, o sinal 5G mostrou-se aproximadamente 2,7 vezes mais rápido do que a rede 4G. Outros países, como Suíça e Coreia do Sul, também mostraram evolução.

No Brasil, ainda não há data certa para a implantação da tecnologia 5G e substituição do 4G.

A relação do 5G e as APIs: como trabalham em conjunto no desenvolvimento de aplicativos


Falamos de uma sociedade altamente conectada, do sem fim de possibilidades trazidas pelas novas tecnologias. Pensamos em cidades inteligente, imaginamos dispositivos integrados. Tudo à velocidade da luz.

No entanto, para que esse horizonte se faça presente, precisamos contar com dois pontos fundamentais: um deles é uma infraestrutura que possa suportar a evolução de aplicativos e dispositivos (aqui entra o 5G). O outro ponto essencial: como vamos interconectar tudo isto em tempo real?

Prevê-se que existam 100 bilhões de dispositivos conectados à internet em 2020. Por dispositivo conectado entendemos qualquer tipo de objeto que possa transmitir e receber informações, desde eletrodomésticos, chips na roupa, gadgets, maquinaria, todo tipo de sensor. Como vamos integrar todos estes diferentes sistemas?

Serão as APIs que irão trabalhar de forma positiva em conjunto com o 5G para permitir aplicativos não apenas melhores, mais otimizados e mais potentes, mas sobretudo mais integrados. (Viu como o mercado de APIS está ajudando no cenário atual de pandemia?)

Somente a integração de software permitirá usufruir todas as potencialidades do 5G, ao permitir que os diferentes sistemas conversem entre si. E, uma vez que estamos falando de colocar diferentes aplicativos se comunicando, apesar das diferentes linguagens que utilizam, surge uma pergunta: você sabe o que é iPaaS, conceito que está moldando o futuro das empresas?

Para receber materiais ricos sobre o mundo da integração de sistemas, role até abaixo e assine nossa newsletter!

Artigos Relacionados

thumbnail
Não importa se aplicações e softwares rodam em sistemas on-premise ou cloud. É preciso pensar em integrações eficientes!
thumbnail
Conheça os benefícios da integração via API e como ela se tornou cada vez mais essencial para empresas de todos os tipos e tamanhos.
thumbnail
Como as APIs podem ajudar neste momento? E qual a sua importância no mapeamento da doença e no desenvolvimento dos negócios? Descubra!
thumbnail
Confira o que é iPaaS, como funciona, quais as vantagens da sua aplicação e qual a sua importância na integração de software.
logo

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e integre-se às novidades.