Quero ser um integrador
Como o mercado de APIs está ajudando na pandemia da Covid-19?

Como o mercado de APIs está ajudando na pandemia da Covid-19?

Escrito por: Equipe Apipass
Categoria: APIs
Se você trabalha para uma empresa de tecnologia, já deve ter escutado bastantes vezes o termo "API". Mas possivelmente você não saiba o que são APIs, pois trabalha em outro departamento.

Mas como essa simples sigla está ajudando neste momento que vivemos devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus? No texto de hoje, vamos falar sobre isso!

Em tempos de pandemia, reinventar-se é preciso. E que bom que podemos contar com a tecnologia para isso.

O que é API e qual a sua importância?


As APIs (Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicações) são uma forma de integrar sistemas, garantindo diversas vantagens, como segurança dos dados, facilidade no intercâmbio de informações com diferentes linguagens de programação e monetização de acessos.

Fugindo dos tecnicismos, podemos dizer que as APIs tornam possível um mundo mais conectado, porque as APIs permitem que diferentes programas interajam.

Então, de forma muito simples, podemos dizer que as APIs fornecem um meio para a interação entre os programas. Isso não é dizer pouca coisa, pois os programas são escritos em diferentes linguagens; dessa forma, as APIs possibilitam que os diversos softwares e aplicativos superem a “barreira do idioma”.

As APIs são responsáveis por criar um tipo de “ponte” que conecta aplicações, sendo utilizadas em todas as empresas, em seus mais diversos ramos de mercado, proporcionando a integração de sistemas que possuem linguagens distintas.

Dessa forma, através da integração via API, você conecta tecnologias heterogêneas e faz com que funcionalidades e ferramentas específicas de alguns aplicativos possam ser utilizadas em outros.

Como a API está ajudando neste momento de pandemia da Covid-19


As APIs surgiram como facilitadoras de processos diante da pandemia da Covid-19. Recentemente, a Apple e a Google anunciaram que o iOS 13.5 e o Google Play Services - Android vão ter a API de Notificação de Exposição, utilizada em aplicativos para monitorar o contágio do novo Coronavírus.

Participar é uma escolha de cada usuário e a tecnologia promete sigilo e cuidado com os dados e a privacidade de todos.

Essa nova API de notificação de exposição utiliza o método de rastreamento de contato, permitindo que o usuário que a está utilizando consiga saber se esteve próximo de alguém diagnosticado com o vírus.

Para ver essa monitoração, é preciso autorizar a divulgação anônima dessa informação, que será repassada via Bluetooth a dispositivos próximos, e os usuários receberão um aviso se o vírus estiver próximo. Porém, somente será divulgada a proximidade; a identidade não será disponibilizada, e a pessoa diagnosticada com Coronavírus pode ou não informar isso no app.

As APIs são fundamentais no desenvolvimento dos negócios em âmbito digital


As APIs auxiliam os aplicativos a se comunicarem uns com os outros. São fundamentais para o bom andamento dos processos dos apps, sites e empresas, auxiliando nas integrações e entregas aos usuários e clientes finais.

E como será durante e pós-pandemia? O mundo pós-pandemia terá a base da pirâmide cada vez mais digitalizada e novos ecossistemas serão destravados. A pandemia precipitou o processo de transformação digital em muitas empresas, exigindo ainda maior integração entre tecnologias, pessoas e processos. E com o advento do 5G, serão as APIS que irão trabalhar de forma positiva para permitir aplicativos melhores, mais otimizados e mais potentes.

apis

Apesar da importância das APIs para ajudar na integração de sistemas, o número de softwares destinados a solucionar dores específicas de uma empresa só vem aumentando
ao longo dos últimos anos.

O que fazer neste caso? Como integrar tantos sistemas diferentes em um só lugar, sem perder o controle nem onerar o tempo de desenvolvedores? Tradicionalmente, projetos de integração são complexos, demorados e caros.

Isso para não falar no gerenciamento da infraestrutura, na necessidade de manter todas as conexões atualizadas e no obrigatório monitoramento constante para estar atento a erros e falhas.

E quando for entrar um novo sistema no processo, como é que fica? Mais complicações; mais tempo perdido; mais gastos. A boa notícia é que a tecnologia não para de evoluir! A solução é o conceito iPaas, que significa Integration Platform as a Service, e serve para gerir e conectar na nuvem os mais diversos sistemas e fontes de dados de uma empresa, integrando e automatizando tudo de forma simples, rápida e segura. Você quer saber mais sobre o que é iPaaS e como funciona?

Um bom exemplo de uma plataforma iPaaS é a APIPASS, que possibilita o desenvolvimento de integrações muito mais rapidamente que as abordagens tradicionais, trazendo significativa redução de tempo e de custo. Já imaginou ter toda a sua empresa integrada em uma única plataforma? Hoje é possível.

Em tempos de pandemia, reinventar-se é preciso. E que bom que podemos contar com a tecnologia para isso!

Quer saber mais sobre o mundo da integração de sistemas? Role para baixo e assine a nossa newsletter!

Artigos Relacionados

thumbnail
Não importa se aplicações e softwares rodam em sistemas on-premise ou cloud. É preciso pensar em integrações eficientes!
thumbnail
Conheça os benefícios da integração via API e como ela se tornou cada vez mais essencial para empresas de todos os tipos e tamanhos.
thumbnail
Saiba o que é a tecnologia 5G, quais são as suas características e como ela trabalha no desenvolvimento de aplicativos em conjunto com as APIs.
thumbnail
Confira o que é iPaaS, como funciona, quais as vantagens da sua aplicação e qual a sua importância na integração de software.
logo

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e integre-se às novidades.