Quero ser um integrador
Integração via API: solução rápida e segura para a sua empresa

Integração via API: solução rápida e segura para a sua empresa

Escrito por: Equipe Apipass
Categoria: APIs
Integração via API: a evolução da tecnologia vem acompanhada de uma série de opções de aplicações e sistemas que acompanham cada necessidade das empresas. As diversas ferramentas e tecnologias permitem à sua organização fazer o que faz de melhor. Mas ter muitas ferramentas causa desalinhamento entre os departamentos, especialmente quando estas não conseguem se comunicar.

Ao longo do tempo, observamos que cada departamento acumula um conjunto de ferramentas centradas em tarefas específicas da sua área e que funcionam bem isoladamente, mas não interagem umas com as outras. O resultado? Ineficiência e fragmentação.

Cada vez mais, as empresas e organizações percebem a necessidade de integrar todos esses softwares, de fazer com que os diversos níveis e setores se conversem de maneira unificada.

Nesse cenário, surge a integração via API, uma solução chave para o funcionamento fluído da empresa, com esta totalmente integrada e conectada. De fato, todas as áreas de uma empresa podem se tornar melhores a partir do uso e da integração via API, gerando eficiência e rapidez em todos os processos.

Neste texto, vamos mostrar alguns benefícios de utilizar APIs e por que vale a pena sua empresa investir na integração via API. Acompanhe!

O que são APIs?


Em termos básicos, as APIs (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações) são intermediários de software que permitem que dois aplicativos se comuniquem. Em outras palavras, uma API é o mensageiro que entrega sua solicitação ao provedor que você está solicitando e, em seguida, devolve a resposta para você. Basicamente, API descreve uma maneira de integrar sistemas, garantindo segurança de dados e facilidade no intercâmbio de informações em diferentes sistemas e linguagens de programação. Em resumo, uma integração via API permite que diferentes programas e aplicativos conversem entre si.

Tal como pontes, APIs são capazes de conectar os mais diversos setores da mesma empresa ou de empresas diferentes. A ideia é que tecnologias heterogêneas interajam com o mesmo objetivo.

integração via api


Por que sua empresa precisa de integração via API?


As APIs são fundamentais para o bom andamento dos processos dos variados setores, influenciando no desempenho da organização e nas entregas finais aos clientes. Por serem as grandes responsáveis pela integração entre tecnologias, pessoas e processos, são capazes de solucionar as maiores dores de uma empresa de forma rápida, eficaz e prática.

Conectar os aplicativos certos ajuda a automatizar os processos de negócio, obter os dados certos no lugar certo e tomar as melhores decisões.

Que áreas uma API é capaz de integrar? Vejamos alguns exemplos de setores que devem trabalhar em conjunto nos quais uma integração via API pode ajudar:

  • Financeiro
  • Recursos Humanos
  • Marketing
  • Vendas
  • Customer Success
  • Suporte
  • TI
  • Desenvolvimento
  • Administrativo

Por exemplo, vamos supor que você tem uma loja virtual: o catálogo de produtos precisa estar sincronizado com o e-Commerce, que vai mandar o pedido via ERP, é necessário cadastrar o contato no CRM, tratar das questões relativas ao pagamento e à entrega, tudo isso na suposição de que os produtos se encontram em estoque. Se o seu ERP estivesse conectado ao e-Commerce já seria uma grande vantagem: imagine se tudo estivesse conectado!

Com todos os pontos da sua empresa conectados através da integração via API, você pode orquestrar, automatizar e rastrear tudo o que é necessário para deixar os clientes felizes e fazer com que eles voltem sempre. A velha máxima do servir bem para servir sempre.

Benefícios da integração via API


Entre os benefícios da integração via API podemos citar, por exemplo, a capacidade de compartilhar dados e colaborar efetivamente, uma maior capacidade de escalar os esforços em marketing, maior velocidade de penetração no mercado através da condição de executar um ecossistema multifuncional em vez de operar em silos, resultando na capacidade de oferecer a seus clientes experiências ricas e personalizadas.

Entenda outras razões para apostar na integração via API:

  • Agilidade e compatibilidade: permite que a realização de uma integração com sistemas incompatíveis seja mais ágil, garantindo rapidez na troca de informações e economia de tempo, quantidade de recursos financeiros e dados utilizados.
  • Menor trabalho manual: oferece a automatização da extração de determinados dados, fazendo com que desapareça a necessidade do trabalho manual ao exportar informações.
  • Redução no volume e duplicação de dados: integrando sistemas de maneira específica, elas vinculam um tipo de informação restringindo o acesso a outras informação, o que é importante para a otimização da performance.
  • Inovação: algumas empresas disponibilizam APIs para que outros usuários e negócios desenvolvam soluções inovadoras através delas.
  • Segurança: controle maior sobre permissões de acesso ao software e hardware da empresa, sendo possível identificar as pessoas que tentaram acessar seu sistema e sua localização; podendo, também, decidir qual informação você quer que fique disponível ao cliente na hora da integração.

APIs: fundamentais nos dias de hoje


As APIs são extremamente importantes para o mercado, promovendo agilidade e inovação, sendo propulsoras do sucesso de uma empresa e de sua transformação digital.

As APIs também podem contribuir em outras áreas, permitindo construir soluções temporárias. Veja, por exemplo, como o mercado de APIS está ajudando na pandemia da COVID 19.

O que isso tudo significa? Que, independentemente do mercado no qual sua empresa ou organização está inserida, uma integração via API será decisiva para um ecossistema integrado.

Suas ferramentas não conversam entre si? A APIPASS tem o potencial de ser um parceiro estratégico para o seu negócio: somos uma plataforma iPaaS, especialistas em integração de software. Entre em contato conosco e saiba como integrar toda a sua empresa em poucos cliques.

Artigos Relacionados

thumbnail
Não importa se aplicações e softwares rodam em sistemas on-premise ou cloud. É preciso pensar em integrações eficientes!
thumbnail
Saiba o que é a tecnologia 5G, quais são as suas características e como ela trabalha no desenvolvimento de aplicativos em conjunto com as APIs.
thumbnail
Como as APIs podem ajudar neste momento? E qual a sua importância no mapeamento da doença e no desenvolvimento dos negócios? Descubra!
thumbnail
Confira o que é iPaaS, como funciona, quais as vantagens da sua aplicação e qual a sua importância na integração de software.
logo

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e integre-se às novidades.