Quero ser um integrador
Integração de Software: Como Funciona?

Integração de Software: Como Funciona?

Escrito por: Equipe APIPASS
Categoria: Integração de Software
Por que falar de integração de software nas empresas? O mundo dos negócios está em constante evolução tecnológica e o ecossistema de soluções à disposição das empresas não pára de crescer.

A tecnologia que nos permite criar ferramentas para fazer rodar com excelência todos os departamentos de uma empresa é a mesma que faz a empresa operar em silos, pois as diversas ferramentas não conversam entre si.

Toda essa tecnologia deveria estar aumentando a eficiência operacional do seu negócio, mas o que acontece na realidade?

Profissionais de negócio fazendo tarefas repetitivas que não agregam, replicando informações em vários sistemas.

CEOs e gestores conferindo sistema por sistema. Às vezes com controles em planilhas.

Profissionais de TI fazendo “puxadinhos” para realizar todas as integrações dos sistemas, sem tempo para se focarem no que realmente agrega valor para a empresa.

A empresa gastando elevadas quantias em segurança, volume de dados, infra e manutenção.

E, apesar disso, sem controle em tempo real, sem saber se teve algum erro: quando se descobre é sempre tarde demais.

Daí a importância de discutirmos o tema da integração de software. A cada dia cresce a demanda por soluções ágeis, capazes de automatizar dados e otimizar os processos, de forma a gerar melhores resultados. 

É nesse cenário altamente competitivo e complexo que surge a necessidade por algo extremamente importante: a integração de software.

No entanto, ainda existem alguns desafios quando o assunto é integrar softwares e fazê-los conversarem entre si.

Em muitos casos, se isso não ocorrer perfeitamente, os problemas começam a aparecer: operações paradas, falhas nos processos, dados duplicados ou perdidos, trabalho manual e retrabalho, aumento de custos, perda de competitividade...

Mas, calma, a integração de software não é um bicho de sete cabeças! 

O que é integração de software?


Integração de software refere-se ao processo de combinar dois ou mais softwares para resolver o problema de dados isolados. Dessa forma, os softwares passam a conversar entre si e agem como se fossem uma só plataforma, permitindo o gerenciamento integrado dos dados e processos da empresa. 

Por que existe a necessidade da integração de software?


A integração de software é um desafio comum enfrentado pela empresas nos dias de hoje, pois grande parte dos aplicativos ou sistemas não está conectada entre si. 

Mais do que nunca, as empresas precisam se adaptar aos novos tempos e à tecnologia disponibilizada e utilizar a integração de software não somente para facilitar os processos e resolver os problemas relacionados com o elevado número de dados gerados, mas também como forma de inovar o seu negócio.

"A integração entre sistemas é uma das tendências do futuro. Segundo uma pesquisa da consultoria Gartner, ao menos 45% dos recursos materiais e humanos em novos projetos de tecnologia serão usados neste processo". Confira a matéria no Economia SC.

Quem precisa de integração de software?


Sua empresa faz uso de dois ou mais sistemas para rodar uma operação? Então, já tem a necessidade de integração de software.

Se sua empresa possui setores que devem trabalhar em conjunto, como as áreas de Financeiro, RH, Marketing e Vendas, TI, e-Commerce ou Administrativo, ela com certeza tem a necessidade da integração de software como forma de comunicação mais rápida e de processos otimizados.

Veja o caso da Posthaus, e-commerce especializado em moda que possui marketplace próprio, que com o crescimento das vendas on-line durante a pandemia teve a necessidade de integrar a sua plataforma de marketplace com novas lojas rapidamente para conseguir ampliar seu portfólio de produtos ofertados. Conheça mais sobre a história na matéria da Revista Varejo Brasil.

Como acompanhar toda a jornada do cliente sem integração de software?


Atualmente, as empresas contam com diversas  ferramentas que reúnem dados referentes a todas as etapas da jornada do cliente, desde seu primeiro contato. Mas como essas ferramentas não estão plenamente integradas, é necessário replicar as informações de forma manual, o que gera a perda de dados relevantes e um gasto considerável de tempo.

Dessa forma, é imprescindível uma solução que ajude a integrar esses fluxos de informações e a organizar os dados de uma forma simples, ágil e escalável.

Com a integração de software, uma informação não precisa ser replicada manualmente, sendo automaticamente transmitida para todos os sistemas, agilizando os processos e permitindo a geração de indicadores holísticos sobre toda a operação.

Quem precisa de uma operação assim? Empresas que têm vários sistemas sendo utilizados, mas que não conversam entre si de maneira ágil.

Como é feita a integração de software na sua empresa?

Por que a integração de software é importante?


Se ainda restassem dúvidas, pense no seguinte exemplo de uma loja virtual: o Catálogo de Produtos precisa sincronizar com o e-Commerce, que manda o pedido pelo ERP, depois necessita registrar o ponto de contato no CRM, cuidar do pagamento e da entrega (de acordo com os produtos em estoque) e ainda manter uma comunicação com o cliente.

Tudo precisa estar conectado. E é aqui que surgem os problemas.

Uma pequena empresa pode ter mais de 10 sistemas diferentes para manter a sua operação. O departamento de marketing de uma empresa grande, sozinho, pode usar 20 ferramentas distintas.

Ou seja, todos esses dados permanecem isolados em seus sistemas. Isso acaba gerando a disponibilização dos mesmos apenas para determinados setores ou usuários, não podendo expandir essa disponibilização por conta da não integração de software.

A integração de software é fundamental para garantir que os dados de sistemas diferentes fiquem disponíveis, podendo ser usados e analisados pela empresa como um todo, automatizando processos e gerando indicadores confiáveis. E entregando um serviço que encante o cliente.

Benefícios da integração de software


Entre os benefícios da integração de software podemos citar, por exemplo, o maior controle sobre os processos, uma maior produtividade por parte da equipe, a redução de custos e a diminuição de erros. Em paralelo, a capacidade de oferecer experiências mais personalizadas e completas aos seus clientes.

Ao apostar na integração de software você vai:

  • Melhorar a competitividade: devido ao fluxo de informações mais dinâmico e fluído que a integração de software oferece à empresa, há uma maior produtividade na realização de tarefas e atividades por parte dos colaboradores.
  • Entregar mais agilidade nas respostas: devido à integração dos softwares, é possível conquistar maior agilidade com a automação de dados e gastar menos tempo na resposta às demandas dos consumidores, afinal, não é necessário acessar vários softwares para achar a informação desejada.
  • Aumentar a integração entre setores: a integração de software permite que todos os setores da sua empresa se conectem e se integrem entre si, agilizando processos, uma vez que a troca de dados ocorre de forma automática;
  • Ter um monitoramento efetivo: através da integração de software, você vai ter uma melhoria no monitoramento da infraestrutura informacional da empresa, sendo possível identificar e solucionar erros e problemas de forma rápida; 
  • Gerar métricas e indicadores fiáveis: a integração de software permite a geração de dados confiáveis para a tomada de decisões estratégicas.

Acelere o crescimento conectando as diferentes áreas da sua empresa!

A integração de software nos dias de hoje


A integração via API é uma facilitadora da integração de software, possibilitando o intercâmbio de informações em diferentes sistemas.

As APIs são as grandes responsáveis pela integração entre tecnologias, dados, processos e pessoas, capazes de solucionar as maiores dores de integração de uma empresa de forma rápida.

Felizmente, existe uma solução de integração tecnológica e inovadora, capaz de interligar seus sistemas de forma eficaz e eficiente: o iPaaS, que significa Plataforma de Integração como Serviço.

O iPaaS é a solução que torna possível a integração de softwares, sistemas e aplicativos em um só sistema. 

Atualmente, no contexto em que vivemos, a transformação digital se tornou muito mais do que necessária: é uma obrigação se adaptar aos novos formatos de agilidade e inovação na tecnologia.

O iPaaS vem se tornando um dos pilares para que o seu negócio cresça de forma sustentada, escalável e saudável, independentemente do mercado de atuação.

O futuro é o agora, e é preciso se adaptar a essas inovações. Sua empresa está adotando medidas capazes de facilitar os processos internos para a conquista do sucesso? Como a sua empresa cria as conexões entre os diferentes sistemas?

Na APIPASS conhecemos como ninguém os custos e a dor de cabeça causados pelas integrações de software nas empresas. Por isso, criamos uma plataforma na qual você pode integrar todos os sistemas e dados da sua empresa, de maneira simples, rápida e segura. Assim você aumenta a eficiência operacional do seu negócio e pode focar naquilo que é mais importante: a sua estratégia de crescimento. Integre tudo em poucos cliques!

Artigos Relacionados

thumbnail
Não importa se aplicações e softwares rodam em sistemas on-premise ou cloud. É preciso pensar em integrações eficientes!
thumbnail
Conheça os benefícios da integração via API e como ela se tornou cada vez mais essencial para empresas de todos os tipos e tamanhos.
thumbnail
Saiba o que é a tecnologia 5G, quais são as suas características e como ela trabalha no desenvolvimento de aplicativos em conjunto com as APIs.
thumbnail
Como as APIs podem ajudar neste momento? E qual a sua importância no mapeamento da doença e no desenvolvimento dos negócios? Descubra!
thumbnail
Confira o que é iPaaS, como funciona, quais as vantagens da sua aplicação e qual a sua importância na integração de software.
logo

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e integre-se às novidades.