Quero ser um integrador
Vencendo os Desafios da Integração de Sistemas

Vencendo os Desafios da Integração de Sistemas

Escrito por: Equipe APIPASS
Categoria: Integração de Sistemas
A integração de sistemas é uma das necessidades mais atuais das empresas. Mesmo aquelas que buscam melhorias constantes se deparam com diversos sistemas que não conversam entre si, ocasionando falhas na operação, perdas de dados, processos manuais, retrabalho e falta de escalabilidade.

O Que é Integração de Sistemas?


De modo sucinto, podemos afirmar que a integração de sistemas é o processo de fazer com que sistemas diversos interajam de maneira automatizada.

A integração de sistemas diz respeito a conectar os vários componentes físicos e virtuais de uma ou mais organizações. Em relação aos componentes físicos, estes podem consistir em hardwares, maquinário, etc. Os componentes virtuais dizem respeito a informações armazenadas em bancos de dados, software e aplicativos.

O processo de integração de todos esses componentes é o foco da integração de sistemas, de forma a que estes atuem como um único sistema integrado.

A Necessidade da Integração de Sistemas


Quando uma empresa cresce, a necessidade da integração de sistemas também aumenta, pois, de forma geral, esse crescimento conduz a um cenário no qual diversos softwares são adicionados às operações.

Esses novos sistemas não estão integrados, ocasionando silos de dados e processos manuais. À medida que você adiciona mais softwares, a camada de complexidade cresce, assim como a dificuldade de integrá-los aos seus fluxos de trabalho atuais.

Todas as novas tecnologias implementadas na empresa visando economizar tempo e otimizar processos podem estar provocando o efeito contrário. 

Para Quem é a Integração de Sistemas?


À medida que o seu negócio cresce, você precisa de novos sistemas para ajudar a controlar dados, performance, clientes, interações. Diversas ferramentas passam a fazer parte da sua operação diária.

Sem integração de sistemas, você perde eficiência, produtividade e oportunidades.
Independentemente do seu negócio e do segmento de atuação no mercado, a integração de sistemas é a forma mais eficaz de ajudar sua empresa a dar um salto maior rumo ao sucesso.

Se sua empresa utiliza mais de dois softwares para rodar a operação, a integração de sistemas já é uma necessidade. Infelizmente, a integração de software é frequentemente negligenciada no começo, apesar de ser uma solução que oferece suporte aos processos, facilitando o trabalho das equipes e garantindo um melhor alinhamento entre as pessoas. Como dizíamos, a importância da integração de sistemas frequentemente só é tida como relevante quando os problemas já chegaram a um nível muito difícil de sustentar.

A Importância da Integração de Sistemas


Com o crescimento ao longo do tempo, sua operação corre o risco de se tornar um emaranhado de sistemas díspares, dados dispersos e processos ineficientes. 

Em pouco tempo, seus dados ficam em silos. Seus processos, engessados. Você não consegue encontrar as informações que precisa, algumas coisas não encaixam e engrenagens importantes não funcionam como deveriam.

Sem integração de sistemas, o tempo e a produtividade dos funcionários é desperdiçada em pequenas tarefas administrativas, boa parte das vezes envolvendo trabalho manual.

A extração de dados leva tempo? Muito! As pequenas tarefas administrativas sobrecarregam sua equipe? Sem dúvida! Perde-se tempo que poderia sem muito mais bem gasto em tarefas de maior valor.

A integração de sistemas vai fazer com que todos gastem menos tempo procurando informações e alternando entre softwares.

Em vez disso, é possível passar mais tempo de forma produtiva, ajudando os clientes e focando no crescimento da empresa.

É uma oportunidade de aumentar a produtividade. Os funcionários deixam de ficar presos à sincronização manual de dados e seus fluxos de trabalho tornam-se mais eficientes.

A integração de sistemas também melhora muito a visibilidade que você tem sobre o desempenho do negócio. Extrair e compilar dados é uma tarefa complicada sem integração, com perdas ou duplicação. Porém, se sua empresa tiver os sistemas integrados, as informações são muito mais fáceis de acessar e processar. Dessa forma, você pode tomar decisões precisas e altamente informadas em um período mais curto, com base em uma visão holística sobre dados confiáveis.

Um dos primeiros passos para tornar a sua empresa mais produtiva e, consequentemente, crescer e se desenvolver rumo ao sonho grande é recorrer à integração de sistemas.

Benefícios da Integração de Sistemas


Como vimos acima, a automação de dados e processos de negócio proporcionados pela integração de sistemas irá fazer a operação fluir, conectando diferentes plataformas e criando fluxos de trabalho que abrangem vários pontos de contato dos dados, permitindo que todas as pessoas se foquem no core business da empresa.

Em vez de silos, operações fluidas interligadas por fluxos de trabalho integrados e automatizados.

Com o time menos preso à sincronização manual de dados e com seus fluxos de trabalho mais inclusivos e mais eficientes, a produtividade aumenta.

Outro benefício proporcionado pela integração de sistemas é a melhoria da visibilidade do desempenho do negócio. Se antes, a tarefa de extrair e entender os dados era complicada, com os sistemas integrados as informações são muito mais fáceis de acessar e processar.

Entre os principais benefícios da integração de sistemas está a facilidade na administração dos negócios e dos setores organizacionais. Confira outros importantes destaques:

Redução de custos: ao otimizar a eficiência operacional e de TI, há menos gastos orçamentários. Por estarem automatizados, os processos liberam tempo para focar e executar as atividades da empresa que realmente geram valor.

Maior desempenho: processos automatizados e integrados garantem um melhor atendimento a todos os clientes e potenciais clientes.

Processos aperfeiçoados: fundamental para quem quer se manter competitivo e escalar. Isso se dá através de uma boa integração de sistemas, que torna os processos automatizados, eliminando tarefas manuais e retrabalho.

Melhor integração entre departamentos: departamentos e setores em sintonia por conta dos processos integrados, alinhando os times e permitindo desenvolvimento de estratégias colaborativas e troca de conhecimento de forma mais eficaz.

Melhor comunicação e fornecimento de dados: a integração garante melhor atendimento e comunicação com o cliente, pois a consulta de dados torna-se simplificada.

Conheça os Principais Desafios da Integração de Sistemas


Como afirmamos anteriormente, a integração de sistemas em projetos tradicionais é muitas vezes subestimada. A complexidade crescente da integração de sistemas apresenta bastantes desafios para desenvolvedores e profissionais da área técnica responsáveis pela tarefa.

É comum surgirem problemas inesperados e imprevistos. Quando a operação fica mais complexa, contemplando mais usuários, lidando com mais fornecedores, maior quantidade de processos e mais funções e subsistemas, ter a operação toda integrada torna-se mais difícil.

Na última década, a necessidade de integração de dados aumentou visivelmente. Em um contexto no qual as empresas implementaram diferentes softwares e aplicativos para satisfazer as necessidades de otimização das diversas áreas e departamentos, a necessidade de integração faz-se sentir com maior intensidade.

Sistemas ERP, CRM, Automação de Marketing, Finanças e Contabilidade, Suporte, Business Intelligence e Data Warehousing foram implementados para responder às diferentes necessidades de negócios nas organizações. A quantidade de fluxos de informação e de trabalho tem aumentado de dia para dia.

Como resultado, esses dados encontram-se espalhados por diversos sistemas. Como tomar decisões de negócio informadas sem os dados unificados?

No entanto, reunir os sistemas díspares e ter condições de olhar para o conjunto de dados coletados é ainda um desafio para as empresas. Existem muitas lojas virtuais sem integrar ERP com e-commerce ainda, por exemplo, o que algo realmente simples de efetuar atualmente.

Muitas companhias enfrentam sérias atribulações quando começam um projeto de integração de sistemas. Que objetos de negócios devem ser transferidos? Em que direção devem ser transferidos? Será que nós precisamos de dados em tempo real? Que volume de dados vamos transferir? Como daremos suporte interno ao processo de integração de dados? Como é nossa governança de dados interna?

No mundo de hoje, como vimos, as empresas têm um ecossistema diversificado de softwares e aplicativos. Conectar esses sistemas é fundamental para as necessidades dos negócios e um desafio marcante para a TI. Confira alguns dos desafios com que as empresas mais se deparam:

1. Integração com sistemas legados / monolíticos

É preciso ter o cuidado de identificar e escolher a melhor forma de integração com sistemas monolíticos dentro da empresa.

2. Unidades de negócio diferentes olham para os dados de forma diferente

A integração de sistemas não só precisa satisfazer os requisitos de um negócio, mas também projetar uma integração que tenha uma visão padronizada dos dados dentro da empresa.

3. Fazer rápido ou fazer bem

A integração de software feita de forma convencional é cara, demora bastante tempo e não é escalável. A integração de sistemas deveria contemplar uma visão de futuro, isto é, garantir que a solução de integração não se limita apenas a atender os requisitos funcionais do contexto atual, mas também em relação ao futuro em questões como desempenho, escalabilidade, reutilização e manutenção.

4. Existe ferramenta ideal para integrar a minha operação?

Uma plataforma de integração híbrida permite fazer a integração de sistemas on-premise perfeitamente com aplicativos baseados em nuvem, integração via API, banco de dados, HTTP. Uma plataforma com alta performance e facilidade de uso, que vá das integrações mais simples às regras de negócio mais complexas, será o seu melhor aliado na hora de vencer os desafios da integração de sistemas.

Plataforma de Integração como Serviço


Plataforma de Integração como Serviço, Integration Platform as a Service ou iPaaS é uma solução tecnológica que integra os diferentes sistemas usados por uma empresa, fornecendo uma solução unificada aos clientes.

Uma plataforma de integração torna possível que uma empresa tenha todos os softwares, sistemas e aplicativos integrados em um único sistema centralizado.

Na APIPASS conhecemos como ninguém os custos e a dor de cabeça causados pelas integrações de software nas empresas. Por isso, criamos uma plataforma na qual você pode integrar todos os sistemas e dados da sua empresa, de maneira simples, rápida e segura. Assim você aumenta a eficiência operacional do seu negócio e pode focar naquilo que é mais importante: a sua estratégia de crescimento. Integre tudo em poucos cliques!

Artigos Relacionados

thumbnail
Saiba como integrar ERP com e-commerce e por que essa integração é importante para o seu negócio.
thumbnail
Integração de Software: sua empresa possui diversos programas e sistemas que não se conversam? Isso pode ser resolvido de forma simples. Saiba mais!
thumbnail
Não importa se aplicações e softwares rodam em sistemas on-premise ou cloud. É preciso pensar em integrações eficientes!
thumbnail
Conheça os benefícios da integração via API e como ela se tornou cada vez mais essencial para empresas de todos os tipos e tamanhos.
thumbnail
Saiba o que é a tecnologia 5G, quais são as suas características e como ela trabalha no desenvolvimento de aplicativos em conjunto com as APIs.
thumbnail
Como as APIs podem ajudar neste momento? E qual a sua importância no mapeamento da doença e no desenvolvimento dos negócios? Descubra!
thumbnail
Confira o que é iPaaS, como funciona, quais as vantagens da sua aplicação e qual a sua importância na integração de software.
logo

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e integre-se às novidades.