Quero ser um integrador
Como integrar ERP com e-Commerce

Como integrar ERP com e-Commerce

Escrito por: Equipe APIPASS
Categoria: Integração de e-Commerce
Integrar ERP com e-commerce permite que sua empresa opere com mais eficiência, possibilitando o fluxo de informações bidireccionalmente em tempo real, o que significa que os dados só precisam ser inseridos uma vez.

Neste artigo, explicaremos como integrar ERP com e-commerce, a necessidade e os benefícios dessa integração. Acompanhe!

Por que integrar sua operação de e-commerce com ERP?


Integrar o e-commerce ao sistema ERP permite que sua empresa opere com mais eficiência de várias maneiras.

Atualmente, é muito importante integrar totalmente a operação de e-commerce com ERP, pois isso significa que informações como pedido, estoque, cliente e envio estão disponíveis em tempo real para todos os setores da empresa.

Por outro lado, à medida que sua empresa vai sendo bem-sucedida e a demanda aumenta, a necessidade de contratar pessoal adicional para lidar com as transações é minimizada, por conta da automatização.

Sem isso, não é viável. Não permite escalar.

Ao integrar e-commerce com ERP, as empresas têm a oportunidade de automatizar fluxos de dados entre o site e o back-office, permitindo que sistemas diferentes comuniquem entre si, eliminando a necessidade de inserir dados manualmente de um sistema para outro.

Inserir pedidos de vendas manualmente em seu ERP, atualizar as informações do produto em planilha, calcular o estoque na ponta do lápis... quando esses processos não são automatizados, é fácil cometer erros.

Os endereços para envio podem ser incorretamente introduzidos. O cadastro do produto pode estar incompleto, com informações ausentes. Níveis de estoque incoerentes levam a falsas rupturas ou vendas sem disponibilidade de produto.

O que está em jogo é a experiência do cliente e a possibilidade de escala da sua empresa. Não esqueça nunca a frase de Sam Walton: Clientes podem demitir todos os funcionários de uma empresa simplesmente gastando seu dinheiro em outro lugar.

Se você deseja que sua empresa seja bem-sucedida no comércio eletrônico, você deve focar em integrar ERP com e-commerce.

A integração do e-commerce com um sistema ERP permite que você controle facilmente novos pedidos e os cumpra cabalmente, independentemente de você vender em um site ou em plataformas de marketplace, com os produtos e os preços sendo gerenciados a partir de um único lugar, permitindo que você tenha informações precisas e consistentes em tempo real.

Quem deve integrar ERP com e-commerce?


Sua empresa precisa gerenciar vendas online de forma centralizada, otimizando processos e diminuindo tempo de serviço e custos, com organização e facilidade desde o pedido até a entrega?

Você deseja escalar sua operação de e-commerce?

Então, integrar ERP com e-commerce é com certeza indicado para você!

Quais os benefícios de integrar ERP com e-commerce?


Entre os benefícios de integrar ERP com e-commerce está o gerenciamento de todos os processos em um único local, como a gerência de estoque, o cadastro de produtos e clientes, o fluxo do caixa, a emissão de notas, enfim, tudo realizado de forma unificada, com melhor controle de processos.

Como vimos, a operação diária de um e-commerce pode envolver uma multiplicidade de tarefas manuais, desde introduzir dados em planilhas até a transferência de dados entre diversos aplicativos.

Todas as tarefas manuais são demoradas, passíveis de erro, geram retrabalho e não permitem escalar.

A solução para esse problema é a automação. Ao integrar seu e-commerce com ERP os dados são automaticamente compartilhados, colocando de lado a necessidade das tarefas manuais.

Esses dados têm origem em várias fontes; e dessa origem, eles deverão fluir em várias direções. Equipes de marketing, vendas, finanças, logística e compras precisam de dados confiáveis para exercerem seu trabalho com precisão.

E depois que um pedido é enviado, a empresa precisa manter o cliente atualizado.

A integração de ERP e e-commerce permite a visibilidade dos dados da sua empresa e mantém a integridade dos mesmos em tempo real, o que contribui decisivamente para a produtividade da equipe e para a experiência do cliente:


  • Maior produtividade: através da integração do ERP com o e-commerce é possível simplificar e automatizar os processos da sua empresa para, consequentemente, economizar tempo gasto e reduzir erros, uma vez que não há a necessidade de realizar a inserção manual de dados entre uma plataforma e outra.

  • Aumento da satisfação do cliente: otimizar funções através dessa integração permite não somente melhorar o gerenciamento interno, mas oferecer uma melhor experiência ao cliente, contribuindo para a sua satisfação por meio da atualização em tempo real de informações de produtos e pedidos, garantindo inclusive maior credibilidade à sua empresa.

  • Agilidade no envio: sistemas integrados garantem recebimento automático de pedidos, possibilitando, dessa forma, a separação de produto, emissão de NF e preparação para envio de maneira mais ágil e fácil.

  • Maior controle de estoque: gerir o estoque de produtos se torna mais simples com a integração do e-commerce com o ERP, sendo possível enxergar a disponibilidade de um produto em tempo real.

  • Melhor controle financeiro: a integrar ERP com e-commerce permite um melhor gerenciamento do financeiro, gerando relatórios e tornando os processos mais ágeis e produtivos.

Como integrar ERP com e-commerce?


Compreender os benefícios e as vantagens de integrar ERP com e-commerce é fácil, porém realizar a integração entre ambos pode parecer difícil.

A boa notícia é que, atualmente, a integração de sistemas se encontra facilitada.

Uma plataforma de integração (iPaaS) possibilita a integração de software e aplicativos diferentes, tudo centralizado em uma só plataforma, permitindo automatizar dados, processos e regras de negócio de forma rápida e autoescalável.

A APIPASS é uma plataforma de integração que integra toda a sua operação – softwares, sistemas e aplicativos – em um só canal, gerando economia de tempo e dinheiro.

Controle melhor todos os processos, atraia mais clientes e automatize o seu e-commerce com a APIPASS!

Artigos Relacionados

thumbnail
A integração de sistemas é uma das necessidades mais atuais das empresas. Saiba como vencer o desafio da integração de sistemas!
thumbnail
Integração de Software: sua empresa possui diversos programas e sistemas que não se conversam? Isso pode ser resolvido de forma simples. Saiba mais!
thumbnail
Não importa se aplicações e softwares rodam em sistemas on-premise ou cloud. É preciso pensar em integrações eficientes!
thumbnail
Conheça os benefícios da integração via API e como ela se tornou cada vez mais essencial para empresas de todos os tipos e tamanhos.
thumbnail
Saiba o que é a tecnologia 5G, quais são as suas características e como ela trabalha no desenvolvimento de aplicativos em conjunto com as APIs.
thumbnail
Como as APIs podem ajudar neste momento? E qual a sua importância no mapeamento da doença e no desenvolvimento dos negócios? Descubra!
thumbnail
Confira o que é iPaaS, como funciona, quais as vantagens da sua aplicação e qual a sua importância na integração de software.
logo

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e integre-se às novidades.